sábado, 1 de dezembro de 2007

INCLUSÃO DIGITAL E ALUNOS MONITORES



INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS PARA ATUAREM COMO MONITORES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

As novas tecnologias, apesar de abrirem novas oportunidades, parecem ameaçadoras para os digitalmente excluídos. Essa brecha tem gerado preocupação em alguns setores principalmente na educação. A proposta de inclusão digital para a utilização do laboratório de informática no CE Manoel Beckman foi pensado com o objetivo de promover a inclusão digital como alavanca para o crescimento do aluno e promoção da cidadania, além de integrar estudantes digitalmente excluídos, formar agentes multiplicadores e monitores para auxiliar o trabalho no laboratório com outros projetos. O trabalho foi desenvolvido com alunos da 8ª série do turno vespertino. A seleção aconteceu após a aplicação de um questionário para a sondagem dos alunos que nunca haviam usado ou manuseado um computador. Os pais foram convocados para uma reunião, na qual foi apresentado o projeto e recolhido assinatura com autorização para que os filhos freqüentassem o laboratório no turno oposto de estudo. No primeiro dia foi feito uma apresentação com uma dinâmica utilizando a mídia impressa e logo em seguida foi trabalhado os componentes do computador e os momentos registrados com uma máquina digital. Nas aulas posteriores, windows, editor de texto, internet. Na fase final os aprendizes responderam um questionário que possibilitou avaliar o curso, os professores além de uma auto-avaliação. As questões foram digitadas e enviadas para os avaliadores através de email, possibilitando assim o passo seguinte, a seleção dos alunos para atuarem como monitores e auxiliar trabalhos no laboratório com projetos pedagógicos, assim como receber a comunidade do entorno da escola com a prestação dos serviços do GESAC – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão.

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